História

Reza a lenda, a história do café começa na Etiópia, há mais de 1300 anos, quando um pastor chamado Kaldi observou com espanto a reacção frenética das suas cabras após terem comido frutos vermelhos de uns arbustos. Movido pela curiosidade, comprovou ele mesmo o efeito revigorante desses frutos e perante o efeito surpreendente, decidiu levá-los a um mosteiro para que este fruto pudesse ser estudado. Os monges começaram por cozinhá-lo, mas foi tão mau o sabor ao provarem o líquido resultante, que deitaram imediatamente o preparado para a fogueira. Foi então que aconteceu o inesperado, um agradável aroma surgiu no ar à medida que os grãos iam sendo queimados. Deliciado com este aroma, um dos monges decidiu preparar uma bebida a partir desses grãos torrados, com os resultados que hoje tão bem se conhecem. No início do século XVII, o café chegou em força à Europa entrando por Itália, tendo-se desde então difundido o seu consumo. No entanto, seriam os holandeses os primeiros a avançar para o seu cultivo, mais precisamente Nicolas Witizen, que depois de muitas tentativas, conseguiu obter algumas sementes que levou à antiga Batávia (actual Jacarta) onde as plantou de tal forma, que se tornou no principal produtor do mundo. A propagação ao continente americano começou em 1714, quando os holandeses levaram as primeiras sementes de café para a Guiana Holandesa (hoje Suriname), seguindo-se depois o Brasil, a América Central, a Venezuela e a Colômbia.

coffe_map

Curiosidades

Sabia que…

  • A 14 de Abril se celebra o dia mundial do Café?
  • Depois do petróleo, o café é a 2ª mercadoria mais importante para a economia mundial?
  • As chávenas devem ficar voltadas para cima sobre a máquina de café e não com o topo para baixo, como é frequente nos estabelecimentos de café?
  • Uma chávena de café sem açúcar tem apenas 4kcal?
  • O descafeinado tem um conteúdo máximo de 0,1% de cafeína?
  • As plantas do café (cafeeiros) podem atingir os 15 metros de altura?
  • O primeiro estabelecimento de café na Europa surgiu em Veneza, na Praça de San Marco?
  • Existem várias espécies de café, mas só 2 são comercializadas: Arábicas e Robustas?
Close up - Red Colombian Coffee Beans

Saúde

O consumo diário e moderado de café fornece ao organismo um conjunto de substâncias saudáveis. Eis alguns do benefícios do café:

  • Propriedades antioxidantes que combatem os radicais livres, que retardam o envelhecimento celular;
  • Exerce efeito positivo em doentes de Parkinson, de depressão, de diabetes;
coffe_beans
Back to Top